top of page

Sobre

Quem Somos?

A empresa SEANNY ARTES PRODUÇÕES, devidamente inscrita no CNPJ 43.877.035/0001-16, com sede na Rua Alfredo Beça, 581, Raiz, CEP: 69068-045, Manaus - AM, começou a atuar em 2017 como um grupo artístico experimental de práticas e atividades lúdicas voltadas as artes cênicas e a moda. A empresa desenvolve processos artísticos que unem as tradições ancestrais amazônicas com elementos culturais pops e contemporaneos, envolvendo também o universo nerd/geek do cosplay. Na área de Moda, a Estilista Seanne Oliveira criadora do projeto desenvolve peças amazônicas voltadas a figuras típicas, carnavalescas e indígenas com foco na identidade da mulher. 

GridPost_1656850289347 (wecompress.com).png

História

O projeto MOSTRA INTERCULTURAL DE MODA INDÍGENA surgiu em outubro de 2021 a partir do contato da empresa Seanny Artes Produções com as comunidades indígenas urbanas da cidade de Manaus.  A Estilista Seanne Oliveira, descendente do povo Munduruku, desenvolveu toda a estética do projeto que teve o intuito de apresentar o grafismo como linguagem e identidade étnica na transfiguração de peças de vestuário, para que os povos originários fossem reconhecidos pela sua individualidade étnica.

A artista e pesquisadora Rebeca Ferreira escreveu todo o projeto que foi também inspirado no seu projeto de pesquisa denominado "Interculturalidade em Cena" que apresenta um estudo acerca de dramaturgia amazônica com foco nas populações indígenas e ribeirinhas do Norte do Brasil. Com o objetivo de integrar o processo de pesquisa com o projeto de Moda, a empresária Rebeca Ferreira (Reby) denominou o projeto "I Mostra INTERCULTURAL de Moda Indígena em Manaus, primeira edição 2022".

O projeto foi contemplado pelo edital "Amazonas Cultura em Rede" da Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas ficando em quinto lugar diante de mais de 200 projetos inscritos. A "I Mostra Intercultural de Moda Indígena em Manaus" teve como patrocinadores e apoiadores o Instituto C&A, Sapatinho de Luxo, Sumaúma Park Shopping, Faculdade Anhaguera Polo Sumaúma e Bahserikowi'i Centro de Medicina Indígena. 

O tema da primeira edição "Grafismo: Tradição, Ancestralidade e Contemporaneidade" teve como objetivo proporcionar uma visibilidade para o grafismo e artes integradas dos Povos Originários. O projeto alcançou as Comunidades Parque das Tribos, Aldeia Inhã-bé, Comunidade Watyamã da Redenção e Comunidade Estrela de Davi. Sendo 32 Estilistas e 37 Modelos apresentando vestuários masculinos, femininos e infantis totalizando a participação de 15 etnias, sendo: Munduruku, Tikuna, Kulina, Tariano, Baré, Marubo, Miranha, Carapãna, Mura, Witoto, Guarani, Dessana, Kambeba, Sateré-Mawé e Kokama.

Durante o período de dezembro de 2021 até março de 2022, a empresa Seanny Artes Produções desenvolveu atividades que contribuíssem no ensino de produção de moda nas comunidades indígenas de Manaus. A Estilista Seanne Oliveira ofereceu cursos na área de Moda para a qualificação dos indígenas participantes. Os 32 indígenas que participaram do projeto de Moda Indígena eram artesãs, aprenderam com seus ancestrais via oralidade de tradições étnicas indígenas e tinham do artesanato como principal renda. Todos os Estilistas inscritos no projeto não tinham experiência com Moda, começaram a aprender do zero através de nossos cursos de Moda oferecidos pela empresa Seanny Artes Produções. Para a produção de vestuários, receberam um apoio financeiro de 1.500,00 reais proveniente do edital Amazonas Cultura em Rede e do Instituto C&A.

Após a iniciativa piloto de ensino de produção de moda dentro das comunidades indígenas de Manaus, a empresa Seanny Artes Produções lançou os PROGRAMAS TRAINEE (ESTILISTAS/MODELOS) inspirados em empresas da Coreia do Sul, tendo em sua estrutura organizacional processos de qualificação para alunos indígenas nas categorias de Estilista e Modelo. O treinamento conta com o processo de "debut" que tem como objetivo lançar os alunos trainees após a formatura no mercado de moda pela empresa Seanny Artes Produções. 

Atualmente, o projeto MI MODA INDÍGENA encontra-se em andamento com os programas de ensino de moda denominado PROGRAMA TRAINEE DE ESTILISTAS, sendo realizados na sede da empresa Seanny Artes Produções como um projeto de ensino semi-presencial que inclui na grade curricular de Produção de Moda: Croqui, Modelagem, Corte/Costura, Alfaiataria, Empreendedorismo e Imprensa. E para o PROGRAMA TRAINEE DE MODELOS, a grade inclui: Passarela, Editoriais e Imprensa.

Os ateliês integrantes do Programa Trainee, através de seus representantes, lançaram peças de vestuários indígenas e biojoias na temporada pocket da MI MODA INDÍGENA, sendo qualificados no módulo de alfaiataria. A temporada denominada "Mostra Intercultural de Moda Indígena, edição pocket 2022" tivera como tema "Alfaiataria Amazônica: Grafismos e Identidades Indígenas no Cenário Contemporâneo" e apresentou a evolução do processo de aprendizado e ensino dos indígenas participantes que apresentam uma moda comercial de exclusividade em alfaiataria com traços de cada etnia.

Após a MI MODA INDÍGENA participar do curso de Imersão da Nova Economia, de Carlos Oshiro, definimos o público pelo qual iremos trabalhar no projeto como marca internacional e o propósito que a MI MODA INDÍGENA deseja transmitir ao mundo. 

Nosso principal propósito e legado é "Salvar a Amazônia com Amor" e realizamos essas ações através do: *RESGATE das ancestralidades originárias, *SALVANDO a nossa Amazônia através de ações sustentáveis e *AMANDO as populações indígenas através do ensino e voluntariado. O principal objetivo do projeto é retornar as comunidades indígenas, aos coletivos, tudo o que acolhemos através da visibilidade que o projeto tem, visando a qualidade de vida dos indígenas e não apenas o recurso financeiro. O objetivo de estarmos na categoria de Luxo Designer é que os trabalhos manuais e artesanais do coletivo de mulheres indígenas presentes no projeto MI MODA INDÍGENA sejam como uma ferramenta política para falar ao mundo sobre questões socioambientais e socioculturais que envolvem a Amazônia Indígena. 

1. Sustentabilidade: Trabalhamos com produtos biodegradáveis feitos por indígenas;

2. Reciclagem: São reutilizados materiais recicláveis, que iriam para aterros sanitários, na confecção de acessórios que ganham uma ressignificação nos detalhes do vestuário produzidos pelos ateliês indígenas;

3. Ajuda aos Indígenas por meio do Ensino: Retorno as Comunidades, através do Programa Trainee oferecemos gratuitamente cursos de produção de Moda.

O que compõe atualmente a MI MODA INDÍGENA?

1. Programa Trainee: Ensino;

2. Mostra Intercultural de Moda Indígena (edição principal ou pocket): Desfiles de Moda Indígena;

3. Vendas Diretas: Produtos produzidos pelos ateliês indígenas participantes do projeto MI MODA INDÍGENA.

Quais são os próximos passos da MI MODA INDÍGENA?

Atualmente, temos como EMBAIXADORA GLOBAL, que representa politicamente a MI MODA INDÍGENA, a cantora de Jungle Jazz, KARINE AGUIAR. Como Embaixadora, ela atua como porta-voz da MI Moda Indígena no Brasil e no mundo através do seu ativismo e da sua musicalidade.

A MI MODA INDÍGENA é a primeira marca de moda indígena do Brasil a participar de uma passarela de Fashion Week Internacional. A convite da revista britânica High Profile Magazine, participamos do evento Brazil Word Fashion na London Fashion Week.

Equipe

IMG_20230606_142007_257.jpg

Hanna Vasconcelos

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Instrutora de Modelos

Marcas Indígenas

IMG_20221020_045551_893 (1).jpg
IMG_20221117_201303.jpg
IMG_20221117_201249.jpg
Logo_Mercedes Brandão.png
bottom of page